quinta-feira, 24 de junho de 2010

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO EM NATAL




Agora já temos onde deixar:
 
Pilhas/baterias em geral - Banco Real  e Nordestão. 
Óleo de
 cozinha usado - Lojas Extra, HiperBompreço e Nordestão.

As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo.

Não esqueça: o Papa-Pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real e Nordestão.

Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Como fazer: Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa PETdaquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa edeposite-a no coletor de lixo de cor marrom, indicado para esta finalidade.

Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa  às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.

Se você quer ajudar mais:
Divulgue esta mensagem para todas as pessoas que assim como você se preocupa com nosso Planeta. É assim que ajudamos a construir um mundo melhor.


Enviado por: Marcela Costa.

AMANHÃ TEM JOGO DO BRASIL...

Amanhã as 11 da manhã, será Brasil x Portugal.

Vamos torcer pro nosso país numa corrente de energias positivas.

Vejam, até Bóris vai torcer...

AH! SE EU PUDESSE!

Mudar o rumo da vida
Fazer sumir a miséria do mundo
Transformar os poderosos
Destruir a ignorância
Proibir as drogas
Desmistificar a morte
Acudir os enfermos
Ter o dom da palavra
Para denunciar os corruptos
e incompetentes.


Saciar a fome
Acabar as dores 
Viver do meu jeito
Sem medo, sem dívidas
Vendo as flores desabrocharem
O cantar dos pássaros
O vai e vem das ondas...


Mas, como não posso
Resta-me sonhar, sonhar
Sonhar!


Francisca Noélia de Oliveira (Poetisa Curraisnovense)

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTANA DE CURRAIS NOVOS 2010

Foto: WEB, 2010.


Nesta quarta-feira (23) com a presença do padre Welson Rodrigues Pároco de Sant’Ana, secretários municipais e representantes dos segmentos organizados de Currais Novos aconteceu reunião na Secretaria Municipal de Educação em que ficou definido o calendário dos principais eventos da Festa de Sant’Ana 2010:

03/07 – Lançamento da festa em Natal
04/07 – Lançamento da festa em Currais Novos
12/07 – Festa do Agricultor
16/07 – Abertura oficial da festa
16/07 – Festa da Nostalgia
17/07 – Feira de Sant’Ana
19/07 – Palco Sobre Rodas
22/07 – Jantar de Sant’Ana
23/07 – 1ª Noite de Pavilhão
24/07 – 2ª Noite de Pavilhão
25/07 – 3ª Noite de Pavilhão
26/07 – Procissão de Encerramento 


Fonte: Vlaudey Liberato 

AO SOM DO VIOLÃO COM ADRIANO SANTORI


Foto: Divulgação, 2010.

VIVA SÃO JOÃO

Foto: WEB, 2010.




Estou escrevendo a todos vocês, pra que hoje neste São João, ao contrário de muita gente, vocês não façam fogueiras. Sei que é tradição, mas nem toda tradição deve ser seguida a risca.
Nos dias de hoje, estamos vivenciando um processo chamado de desertificação no nosso querido Seridó, e várias atividades aceleram esse processo que empobrece o nosso solo, como as fornalhas de panificadoras, de cerâmicas e carvoarias. Mas vocês devem estar pensando, como uma inocente fogueira que eu acendo em casa vai prejudicar o solo do Seridó? Já pensou na possibilidade de que não seja só uma pessoa que faz fogueira? 
Quase toda casa tem uma fogueira no dia de hoje e ai de quem reclame, mas não continuemos a ser cegos e comecemos a enxergar a problemática que está diante dos nossos olhos. É nosso dever fazer a nossa parte no mundo e preservar o resto de caatinga que existe. 
As pessoas pensam muito no problema da Amazônia e da Mata Atlântica, mas e a nossa caatinga? Coitada, está se esvaindo e quase ninguém se preocupa. Não quero gritar sozinha no deserto, quero que todos nós nos sensibilizemos com o que está acontecendo, se cada um fizer por onde, teremos um mundo melhor pra nós e pros nossos filhos e netos. Não falo isso com relação a retirada de lenha só por causa da desertificação não. 
Tem outros motivos a mais. Falo também por ser um crime ambiental. É bem clara a legislação vigente, ela diz que é terminantemente proibida a retirada de mata nativa, só em caso de licenciamento ela é permitida. Caso contrário quem for pego pode ser preso e ainda paga uma multa bem gorda. Pesquisem sobre o Código Florestal, ou sobre a Lei Federal de Crimes Ambientais. Ela é bem clara e tem muitos órgãos dispostos a receber as denúncias das pessoas. Se você teme em denunciar, não tema. Ela é anônima. E insista meu caro, minha cara. É o nosso planeta que clama por socorro, é o nosso solo que nos sustenta que está se acabando. 
Pensem na sua saúde, pois as fogueiras também trazem fumaça pra nossos pulmões e irritam os nossos olhos. Pensem na nossa audição que fica prejudicada com os "pipocos" causando poluição sonora. Brinquemos o São João saudavelmente, ouçam e acatem o meu pedido. Eu vos imploro em nome da Terra. Não sejamos mesquinhos e pensemos em tradição que não leva a nada, e que são João Batista não dava o menor valor, tendo em vista este em vida ser uma pessoa muito simples e que não dava valor a essas coisas, dava valor apenas a Deus, por isso foi tão grande profeta. 
Não pensemos que lenha é fonte de renda, pensemos que a nossa vegetação é fonte de vida e preservemos essa benção de Deus, antes que seja tarde demais.

CAMPANHA "DOE UM LIVRO"

Foto: WEB, 2010.

Ao terminar de ler um livro não o deixe na estante; Doe livros e passe o conhecimento adiante.
A campanha "Ler livro é ser livre" aumentará e renovará o acervo das biblotecas de escolas públicas do Município do Natal. Faça sua doação nas livrarias Siciliano do Midway ou Natal Shopping e abra novas páginas para a esperança ganhar vida.
LANÇAMENTO DA CAMPANHA
Dia: 26/06, sábado
Horário: 17 horas
Local: Livraria Siciliano do Midway Mall
Atração: Sarau poético da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins
PARTICIPE!

MUDANÇAS?

Quando? Onde?
Em qual planeta?
Na Terra é que não há...

Ontem, foi um dia muito triste para mim. Triste porque vi a nossa caatinga sendo queimada em nome de uma tradição ultrapassada de se fazer fogueiras em plena área urbana. 
Alguém já se perguntou o que será que Izabel, Maria e João Batista, sem esquecer do próprio Jesus, sentiriam nos dias de hoje, vendo que milhões de madeira são queimados, milhões de toneladas de CO2 jogados na atmosfera e no cosmos em nome de São João que em vida era uma pessoa muito simples? 
Será que nós não somos os culpados por tudo que está acontecendo com a nossa morada?
Cidades sumindo em pleno sertão, dentre outras catástrofes que envolvem o ser humano e o lugar em que este habita...

Foto: WWF, 2010.

Quando é que vamos acordar e parar de destruir a nossa própria casa?